Luiz-Olyntho Telles da Silva Psicanalista

Abertura

Biografia

Publicações

Traduções

Textos:
 - Psicanalíticos
 - Crítica
 - Contos
 - + recente

 Fortuna crítica

 Comentários

 Atividades

 Links

 Contato

 indice

WELCOME
Luiz-Olyntho Telles da Silva


Aos homens deu Deus a Monarquia e o domínio de todos os animais dos três elementos, e [...] os primeiros nomeados foram os peixes.
Pe. ANTÔNIO VIEIRA, Sermão de Santo Antônio. 1654.

  







Peguei uma estrada por engano, e quando vi estava em uma vila de pescadores inexistente no mapa. Estavam voltando da pesca e fomos todos olhar os peixes e conchas que vinham do mar.

Meu filho menor, ainda de poucas palavras, quis entrar no barco para passear. Tempo armando chuva, mar um pouco agitado, mas lá fomos nós costeando um imenso paredão de pedras, limítrofe ao oceano. Os olhos do menor eram os maiores. De repente, um peixe pulou para dentro do barco, e logo em seguida, para espanto de todos, outro e mais outro. Mas o mais surpreendente foi o ruído emitido pelo primeiro peixe e repetido a cada vez que outros vinham juntar-se a nós: como se fora uma língua jamais entendida, soava cada vez mais como welcome! Depois, já em terra, ao agradecermos ao barqueiro sempre mudo, parecia que os peixes, em uníssono, repetiam aquele mesmo refrão: You are welcome! You are welcome!



 

Para criticar, clique
aqui

Fortuna Crítica:

- Dulcinea Santos
Lembro o mundo mítico das tragédias sobre a ideia do sacrifício com os helenistas Vernant e Naquet: Entre os deuses e os homens, o modo normal de comunicação é o sacrifício, essa invenção de Prometeu. Leio então, assim, o amoroso convite dos peixinhos, sussurrando welcome. Numa oferenda divina, oferecem-se em sacrifício.